AGATHA RUIZ DE LA PRADA: “PORTUGAL SEMPRE ME ENCANTA”

A estilista espanhola Agatha Ruiz de la Prada veio a Cascais inaugurar uma exposição muito especial e individual. São os seus 40 vestidos favoritos, uma seleção de diferentes coleções que foram marcando a sua carreira. É a primeira vez que podemos ver algumas das suas peças mais emblemáticas em Portugal, na Casa de Santa Maria (Cascais), até ao dia 9 de outubro.

“Esta é uma exposição muito fácil de ver”, disse-nos, acrescentando que “no verão as pessoas estão muito cansadas e precisam de coisas fáceis”.

Quando lhe perguntámos o porquê de só trabalhar com cores vibrantes, confessou que só gosta da moda alegre: “Acredito que a moda é para ser feliz, para estar de bom humor e ser positiva”. Revelou também que se inspira muito no mundo da arte: “Só no mundo da arte é possível entender vestidos com pássaros, com pegas (como as malas), ou com um espelho. Todos estes exemplos foram inspirados no mundo da arte. Estes, concretamente, são muito surrealistas”.

Na grande maioria das suas obras encontramos também o símbolo do coração, que é uma das suas imagens de marca: “A verdade é que o coração me dá muita sorte, e toda a gente o adora”.

Nesta exposição, encontram-se também alguns dos seus livros, algo que deixa a artista muito orgulhosa: “Percebi que gostava de fazer livros, para além de fazer exposições também, e tenho-me dedicado a ambos nos últimos anos. Há aqui alguns, mas tenho muitos mais. Desde que tenho a Fundação já fizemos 13 ou 14 livros.” A Fundação Agatha Ruiz de la Prada foi criada em 2011 com o objetivo de catalogar, conservar e difundir o legado dos mais de 30 anos de carreira da artista.

Para Agatha, a ligação com Portugal não é uma estreia. Revelou-nos que se sente encantada pelo país: “Portugal sempre me encanta. Quanto mais vezes cá venho, mais encantada fico, mais amigos faço, mais conheço a comida… Tenho que vir no mínimo duas ou três vezes por ano”.

“Um dos projetos mais bonitos que fiz na minha vida e que recordo com muito carinho foi quando fiquei encarregue de fazer todo um bairro, em Guimarães”. É o bairro Nossa Senhora da Conceição, que tem pinturas da estilista em vários prédios, feitas em 2011: “Foi tão bonito e tão romântico que nunca me irei esquecer.“

Agatha Ruiz de la Prada é estilista desde os anos 80. O seu primeiro desfile de moda, a solo, foi em 1981 na sua cidade natal: Madrid. Desde esse momento, o sucesso não parou de crescer e dez anos mais tarde licenciou a sua marca. Para além de roupa, sapatos e acessórios de moda, como malas e joalharia, o seu nome passou a marcar presença também em relógios, perfumes, artigos de papelaria, mobiliário e até em carros. Atualmente, tem mais de 100 patentes em diversos produtos, e afirma que “é muito gratificante ser uma designer que pode fazer tudo, e não apenas roupas”. Todos os produtos têm em comum as cores vivas, a criatividade e a extravagância, que formam a sua imagem inconfundível.

Quanto a novos projetos, confirmou que tem vários e que “o divertido é que uma coisa leva a outra, este sítio leva-me a outros, e assim sucessivamente. Esta viagem, por exemplo, vai proporcionar novos projetos”. Assim, fica confirmado o seu regresso a Portugal e nós ficaremos atentos.

Texto: Mariana Magalhães
Fotografias: Casa de Santa Maria

F
luskmagazine
77
 Photos
43
 Followers
44
 Following
Com um fim de semana grande à porta e os feriados dos próximos meses a pedir uns dias fora da cidade, decidimos dedicar as próximas publicações ao melhor que o Algarve tem para oferecer, a começar pela #natureza. A ler em #luskmagazine.com #algarveOs vinhos brasileiros começam, lentamente, a aparecer nos radares dos apreciadores. Para descobrir hoje, em luskmagazine.com #luskmagazine #brasilwinesUm roteiro gastronómico por Dublin à boleia do Guia Michelin #dublin #luskmagazineEste fim de semana é o ponto alto da Feria de Abril, em #Sevilla #luskmagazineO lado bem-humorado de Paul Klee em exposição no Centre Pompidou, para descobrir hoje em luskmagazine.com #luskmagazineUm resort luxuoso à sombra de um vulcão na Costa Rica #luskmagazineHappy Birthday Mr Tarantino #themaster #luskmagazine #luskBjarke Ingels foi o arquitecto responsável pelo Serpentine Pavilion deste ano #serpentine #london #architecture #luskmagazine #luskSe lhe dissermos O trabalho da portuguesa Helena Almeida está em exposição no Jeu de Paume, em Paris, até ao dia 22 de Maio #jeudepaume #helenaalmeida #luskmagazine #luskAprender animação com a @khanacademy e a @pixar #luskmagazine #lusk #khanacademy #pixarPartilhamos consigo um dos segredos mais bem guardados de #Roma: o restaurante Sofia #luskmagazine #luskUm museu debaixo de água, em pleno oceano Atlântico #lanzarote #museoatlantico #lusk #luskmagazineUma app para enófilos #vivino #luskNo terraço de um prédio em #Copenhaga, o CleanSimpleLocal oferece cozinha biológica de alto nível #lusk #luskviagensO museu da Porsche na Alemanha, obrigatório para os fãs da marca e para os amantes da arquitectura moderna #lusk #viagens #alemanha #porschePlanos para o fim de semana: planear as próximas férias na #BTLAinda há bilhetes para ir ver Seu Jorge, este fim de semana! #seujorge #lisboaVestido e aparador num só: o prático vestido que Helena Slicher vestiu no seu casamento em 1759 é uma das peças mais marcantes da nova exposição do #Rijksmuseum #amsterdam #lusk #luskmagazineFomos espreitar o hotel do filme Youth: Waldhaus Flims #flims #youth #hotels #lusk
F
?