AGENDA FIM DE SEMANA – 30 E 31 DE JULHO

Nos últimos dias de julho, sugerimos que veja uma mostra de cultura popular num teatro ou que dê um passeio à beira-rio e visite uma das primeiras exposições do novo museu da capital. No Porto, descontraia a ouvir música ao ar livre, depois de conhecer o Make Love not War das marionetas.

Lisboa:

Exposição Lightopia
MAAT, Belém

É uma das exposições inaugurais do novo Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia de Lisboa e integra 300 obras de artistas, designers e arquitetos que procuraram representar a forma como a luz elétrica evoluiu ao longo do tempo. Dividida em quatro partes – Viver em Lightopia; Ícones do desenho e da luz; Cor, espaço e movimento e A luz no futuro –, integra obras assinadas por nomes como Wilhelm Wagenfeld, Achille Castiglioni, Gino Sarfatti ou Ingo Maurer, bem como os mais contemporâneos Olafur Eliasson, Troika, Chris Fraser, Daan Roosegaarde ou Joris Laarman. Já passou por França, Bélgica e Alemanha, e resulta de uma parceria entre o alemão Vitra Design Museum e a Fundação EDP.

POPular – INATEL na rua
Teatro da Trindade, Chiado

Teatro_da_Trindade_INesta mostra de cultura popular tradicional promovida pela Fundação INATEL, apresentam-se práticas tradicionais que fazem parte do nosso património cultural imaterial. Apenas a decorrer no Teatro da Trindade durante este fim de semana, tem uma programação variada, de entrada gratuita, que inclui teatro, dança, música e etnografia. Conta com a participação dos Centros de Cultura e Desporto INATEL onde é desenvolvido um trabalho associativo dedicado à cultura tradicional portuguesa. No sábado destaca-se o Concerto Vermelho, que apresenta os seus sons saídos do barro, através de um conjunto de instrumentos que inclui flautas, tambores ou udus, construídos pelas mãos de João Sousa. No dia seguinte, há um baile tradicional encenado pela associação Tradballs.

Porto:

Jameson Lazy Sessions
Jardim das Virtudes

jameson lazy sessions_02Ouvir música ao ar livre durante as tardes de sábado no centro da cidade para relaxar é a proposta das Jameson Lazy Session. O evento, de entrada livre e aberto a todas as idades, é ideal para reunir com amigos ou família. Este ano, cada sessão é da responsabilidade de um curador do panorama musical português, que dá a conhecer novos projetos.Estas sessões musicais pertencem ao programa municipal Verão é no Porto e decorrem até ao início de setembro. Para este Sábado, dia 30, o curador Luís Salgado (programador cultural do espaço Maus Hábitos) selecionou as bandas Birds are Indie e Old Jerusalem e o DJ Bent.

Exposição Make Love not War
Museu das Marionetas do Porto

marionetasMake Love not War foi o título de um espetáculo de rua da autoria de João Paulo Seara Cardoso, estreado em 2010, que teve como inspiração a peça Lisístrata, de Aristófanes. Agora, enquanto exposição, representa a beleza do teatro de marionetas, através deste e de outros espetáculos como Polegarzinho (2002), Miséria (1991), Teatro D. Roberto (1988) ou Alice no País das Maravilhas (1997). Para além das próprias marionetas, objetos e cartazes das peças, dá-se a conhecer também o processo de construção das marionetas, onde tudo começa a ganhar forma. Também em exibição está uma exposição de José Manuel Gigante onde constam os projetos de arquitetura criados para o Teatro de Marionetas do Porto, entre os quais o Teatro de Belmonte, vencedor da Menção Honrosa na categoria de Reabilitação, no âmbito do Prémio Nacional de Arquitetura (1993).

F
luskmagazine
77
 Photos
40
 Followers
44
 Following
Com um fim de semana grande à porta e os feriados dos próximos meses a pedir uns dias fora da cidade, decidimos dedicar as próximas publicações ao melhor que o Algarve tem para oferecer, a começar pela #natureza. A ler em #luskmagazine.com #algarveOs vinhos brasileiros começam, lentamente, a aparecer nos radares dos apreciadores. Para descobrir hoje, em luskmagazine.com #luskmagazine #brasilwinesUm roteiro gastronómico por Dublin à boleia do Guia Michelin #dublin #luskmagazineEste fim de semana é o ponto alto da Feria de Abril, em #Sevilla #luskmagazineO lado bem-humorado de Paul Klee em exposição no Centre Pompidou, para descobrir hoje em luskmagazine.com #luskmagazineUm resort luxuoso à sombra de um vulcão na Costa Rica #luskmagazineHappy Birthday Mr Tarantino #themaster #luskmagazine #luskBjarke Ingels foi o arquitecto responsável pelo Serpentine Pavilion deste ano #serpentine #london #architecture #luskmagazine #luskSe lhe dissermos O trabalho da portuguesa Helena Almeida está em exposição no Jeu de Paume, em Paris, até ao dia 22 de Maio #jeudepaume #helenaalmeida #luskmagazine #luskAprender animação com a @khanacademy e a @pixar #luskmagazine #lusk #khanacademy #pixarPartilhamos consigo um dos segredos mais bem guardados de #Roma: o restaurante Sofia #luskmagazine #luskUm museu debaixo de água, em pleno oceano Atlântico #lanzarote #museoatlantico #lusk #luskmagazineUma app para enófilos #vivino #luskNo terraço de um prédio em #Copenhaga, o CleanSimpleLocal oferece cozinha biológica de alto nível #lusk #luskviagensO museu da Porsche na Alemanha, obrigatório para os fãs da marca e para os amantes da arquitectura moderna #lusk #viagens #alemanha #porschePlanos para o fim de semana: planear as próximas férias na #BTLAinda há bilhetes para ir ver Seu Jorge, este fim de semana! #seujorge #lisboaVestido e aparador num só: o prático vestido que Helena Slicher vestiu no seu casamento em 1759 é uma das peças mais marcantes da nova exposição do #Rijksmuseum #amsterdam #lusk #luskmagazineFomos espreitar o hotel do filme Youth: Waldhaus Flims #flims #youth #hotels #lusk
F
?