ÁLVARO SIZA NA BIENAL DE VENEZA

Bienal de Arquitetura de Veneza abriu portas a 28 de maio, decorrendo até 27 de novembro. Portugal faz-se representar com vários projetos de Álvaro Siza.

Reporting from the Front é o tema da 15.ª edição da Bienal e convida à reflexão sobre o papel dos arquitetos na melhoria das condições de vida. O objetivo é apresentar temas como a desigualdade, segregação, desastres naturais, imigração, crime ou poluição e contar histórias de sucesso que merecem ser partilhadas para provar que a arquitetura pode fazer a diferença.

Alejandro Aravena, arquiteto chileno laureado com o Prémio Pritzker de Arquitetura deste ano, é o diretor desta edição. A Mostra Internacional inclui 88 participantes, provenientes de 37 países, que ocupam o Arsenale e o pavilhão do Giardini, e os Pavilhões Nacionais. Aí são apresentados de forma mais aprofundada os projetos desenvolvidos em cada país, incluindo, por exemplo os obstáculos que os arquitetos foram encontrando ao longo dos trabalhos. Para além destes dois eixos principais, existem vários eventos paralelos a decorrer em vários pontos da cidade de Veneza.

A exposição Neighbourhood – Where Álvaro meets Aldo foi a selecionada para representar Portugal, tendo como ponto de partida um projeto de habitação social de Álvaro de Siza na ilha da Giudecca, em plena Veneza, no ano de 1985 – Campo di Marte. Aí, dentro do edifício que ainda se encontra em construção, divide-se em três partes. A primeira, Where Alvaro meets Aldo (1966-2016), apresenta fotografias, cartas, desenhos e textos sobre os cruzamentos concetuais entre Álvaro Siza e Aldo Rossi. Na segunda parte, Four visions for the Campo di Marte district (1985), são apresentados vídeos dos projetos das equipas premiadas no concurso para regeneração do local: Álvaro Siza, Aldo Rossi e Gianfranco Caniggia, Carlo Aymonino e Rafael Moneo. A terceira e última parte, Four Neighbourhoods of Álvaro Siza (1973-2016) dá a conhecer quatro projetos de habitação social do arquiteto português: o Schilderswijk Oeste (Haia), o Schlesisches Tor (Berlim), o Bairro da Bouça (Porto) e o próprio Campo di Marte (Giudecca, Veneza).

Texto: Mariana Magalhães
Fotografia: Jordi Burch

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