CAMPUS 2: VEM AÍ A NOVA “SPACESHIP” DA APPLE

Chamaram-lhe spaceship devido à sua forma a fazer lembrar uma nave espacial. A nova sede da Apple, situada em Cupertino, na Califórnia (EUA), tem abertura prevista para 2017 e o objetivo de ser o melhor edifício empresarial do mundo.

Foi em 2011 que Steve Jobs apresentou o seu projeto ao município de Cupertino, com a intenção de transformar o novo campus da Apple no melhor escritório do mundo. E o seu desejo está prestes a ser cumprido. A conclusão do Campus 2 está prevista para o início do próximo ano e as imagens que vão surgindo – como as do piloto Matthew Roberts, captadas por drones –, revelam os avanços do projeto assinado pelo arquiteto Norman Foster, com orçamento estimado em cinco mil milhões de dólares.

O edifício principal, com 260 mil metros quadrados, alberga escritórios e centro de investigação. Com formato oval, terá paredes compostas por uma estrutura com mais de 3 mil painéis gigantes de vidro curvo. Isto no lado exterior e interior, o que permite aos mais de 12 mil colaboradores da Apple trabalharem com vista panorâmica para a paisagem envolvente ou para o jardim interior.

À disposição, terão também um grande auditório, com lugar sentado para mil pessoas, uma cafetaria com espaço para cerca de duas mil, um ginásio de 9 mil metros quadrados e trilhos de corrida e de ciclismo.

Todo o campus foi desenhado a pensar na sintonia com o meio ambiente. A maior parte do material vindo das demolições que ocorreram no local foi reciclado ou reutilizado. As novas instalações serão totalmente alimentadas por fontes de energias renováveis, a maioria vinda de um dos mais maiores sistemas locais de energia solar do mundo. A água será reciclada e até o sistema de ventilação é natural, permitindo que o edifício central permaneça sem ar condicionado ou aquecimento durante grande parte do ano, o que coloca a Apple mais perto do seu objetivo de se tornar totalmente verde e baixar a pegada de carbono.

Para além de tudo isto, 80% do exterior será composto por espaços verdes, com cerca de 8 mil árvores tolerantes às alterações climáticas, muitas delas nativas.

Texto: Mariana Mata
Imagem: Apple

F
luskmagazine
77
 Photos
43
 Followers
44
 Following
Com um fim de semana grande à porta e os feriados dos próximos meses a pedir uns dias fora da cidade, decidimos dedicar as próximas publicações ao melhor que o Algarve tem para oferecer, a começar pela #natureza. A ler em #luskmagazine.com #algarveOs vinhos brasileiros começam, lentamente, a aparecer nos radares dos apreciadores. Para descobrir hoje, em luskmagazine.com #luskmagazine #brasilwinesUm roteiro gastronómico por Dublin à boleia do Guia Michelin #dublin #luskmagazineEste fim de semana é o ponto alto da Feria de Abril, em #Sevilla #luskmagazineO lado bem-humorado de Paul Klee em exposição no Centre Pompidou, para descobrir hoje em luskmagazine.com #luskmagazineUm resort luxuoso à sombra de um vulcão na Costa Rica #luskmagazineHappy Birthday Mr Tarantino #themaster #luskmagazine #luskBjarke Ingels foi o arquitecto responsável pelo Serpentine Pavilion deste ano #serpentine #london #architecture #luskmagazine #luskSe lhe dissermos O trabalho da portuguesa Helena Almeida está em exposição no Jeu de Paume, em Paris, até ao dia 22 de Maio #jeudepaume #helenaalmeida #luskmagazine #luskAprender animação com a @khanacademy e a @pixar #luskmagazine #lusk #khanacademy #pixarPartilhamos consigo um dos segredos mais bem guardados de #Roma: o restaurante Sofia #luskmagazine #luskUm museu debaixo de água, em pleno oceano Atlântico #lanzarote #museoatlantico #lusk #luskmagazineUma app para enófilos #vivino #luskNo terraço de um prédio em #Copenhaga, o CleanSimpleLocal oferece cozinha biológica de alto nível #lusk #luskviagensO museu da Porsche na Alemanha, obrigatório para os fãs da marca e para os amantes da arquitectura moderna #lusk #viagens #alemanha #porschePlanos para o fim de semana: planear as próximas férias na #BTLAinda há bilhetes para ir ver Seu Jorge, este fim de semana! #seujorge #lisboaVestido e aparador num só: o prático vestido que Helena Slicher vestiu no seu casamento em 1759 é uma das peças mais marcantes da nova exposição do #Rijksmuseum #amsterdam #lusk #luskmagazineFomos espreitar o hotel do filme Youth: Waldhaus Flims #flims #youth #hotels #lusk
F
?