CATWALK EM AMESTERDÃO

Desde o dia 20 deste mês seis galerias de um dos maiores museus de Amesterdão acolhem uma grande exibição de moda. Esta exposição abrange mais de três séculos de História da moda (de 1625 a 1960), e foi projetada pelo fotógrafo holandês Erwin Oaf. Irá permanecer até dia 16 de maio, nas galerias da Philips Wing do Rijksmuseum.

A Curadora de roupa do Rijksmuseum, Bianca du Mortier, explica que estas peças de vestuário refletem as histórias das pessoas que as usaram. Conseguimos perceber quais as tendências que foram criadas, e que peças em especial inspiraram as escolhas no mundo da moda. Estas escolhas que se fazem são de extrema importância. Ainda hoje, as roupas das pessoas influentes são sempre detentoras de uma mensagem, e este sistema tem vindo a repetir-se nos últimos 330 anos. Cores vibrantes em tecidos de seda utilizados nos vestidos, ou os veludos luxuosos dos quais eram feitos os fatos masculinos no século XVIII. Todas estas vestimentas que marcam o Fin de Siècle culminam com a alta costura francesa do século XX, nomeadamente Dior e Yves Saint Laurent.

De entre os vários itens da exposição, estão, por exemplo, roupa interior pertencente ao Conde de Nassau Dietz (1612-1640), o vestido de casamento de Helena Slicher (1737-1776), considerado o maior vestido holandês, e um vestido em tafetá de seda do estilista Cristóbal Balenciaga (1951-1952).

A coleção de moda do Rijksmuseum tem cerca de 10.000 items de vestuário e acessório feminino, masculino e infantil, que remonta ao século XVIII. O Departamento de História do Museu possui os fatos mais antigos da história da Holanda, pertencentes ao ramo Frisian da família Nassau e ao Rei William III.

Texto: Mariana Magalhães
Fotografias: Rijksmuseum

F
luskmagazine
77
 Photos
43
 Followers
44
 Following
Com um fim de semana grande à porta e os feriados dos próximos meses a pedir uns dias fora da cidade, decidimos dedicar as próximas publicações ao melhor que o Algarve tem para oferecer, a começar pela #natureza. A ler em #luskmagazine.com #algarveOs vinhos brasileiros começam, lentamente, a aparecer nos radares dos apreciadores. Para descobrir hoje, em luskmagazine.com #luskmagazine #brasilwinesUm roteiro gastronómico por Dublin à boleia do Guia Michelin #dublin #luskmagazineEste fim de semana é o ponto alto da Feria de Abril, em #Sevilla #luskmagazineO lado bem-humorado de Paul Klee em exposição no Centre Pompidou, para descobrir hoje em luskmagazine.com #luskmagazineUm resort luxuoso à sombra de um vulcão na Costa Rica #luskmagazineHappy Birthday Mr Tarantino #themaster #luskmagazine #luskBjarke Ingels foi o arquitecto responsável pelo Serpentine Pavilion deste ano #serpentine #london #architecture #luskmagazine #luskSe lhe dissermos O trabalho da portuguesa Helena Almeida está em exposição no Jeu de Paume, em Paris, até ao dia 22 de Maio #jeudepaume #helenaalmeida #luskmagazine #luskAprender animação com a @khanacademy e a @pixar #luskmagazine #lusk #khanacademy #pixarPartilhamos consigo um dos segredos mais bem guardados de #Roma: o restaurante Sofia #luskmagazine #luskUm museu debaixo de água, em pleno oceano Atlântico #lanzarote #museoatlantico #lusk #luskmagazineUma app para enófilos #vivino #luskNo terraço de um prédio em #Copenhaga, o CleanSimpleLocal oferece cozinha biológica de alto nível #lusk #luskviagensO museu da Porsche na Alemanha, obrigatório para os fãs da marca e para os amantes da arquitectura moderna #lusk #viagens #alemanha #porschePlanos para o fim de semana: planear as próximas férias na #BTLAinda há bilhetes para ir ver Seu Jorge, este fim de semana! #seujorge #lisboaVestido e aparador num só: o prático vestido que Helena Slicher vestiu no seu casamento em 1759 é uma das peças mais marcantes da nova exposição do #Rijksmuseum #amsterdam #lusk #luskmagazineFomos espreitar o hotel do filme Youth: Waldhaus Flims #flims #youth #hotels #lusk
F
?