A CEVICHERIA E CELLA BAR NA FINAL DOS RESTAURANT & BAR DESIGN AWARDS

Os Restaurant & Bar Design Awards elegem, desde 2008, os melhores projetos de design de espaços de restauração em todo o mundo. A cerimónia deste ano realiza-se a 29 de Setembro na Old Truman Brewery, em Londres (Reino Unido). A Cevicheria e o Cella Bar são os dois projetos portugueses candidatos aos prémios.

Estrelas Michelin ou restaurantes de “bairro”, numa esquina, num museu, no aeroporto, numa carrinha ou num barco… Qualquer um destes ambientes pode entrar no concurso, desde que o espaço seja diferente e criativo. E a criatividade não falta, já que este ano houve quase mil restaurantes e bares a candidatarem-se. Para além do Reino Unido, há espaços de 60 países. E Portugal não é exceção, tendo dois projetos a chegarem à final, depois da seleção do júri. São eles A Cevicheria, em Lisboa, a concurso na categoria de Restaurante Europeu, e o Cella Bar, na ilha açoriana do Pico, a concorrer na de Bar Europeu.

A Cevicheria é o segundo restaurante do Chefe Kiko Martins em Lisboa. Está no Príncipe Real desde 2014, onde abriu com assinatura do designer de interiores António Martins. E destaca-se logo a partir do exterior, com portas e portadas feitas com recortes de pássaros e peixes. Estas dão acesso a uma sala com paredes cobertas de mármore branco e um chão de azulejos em tons de azul, onde um polvo gigante suspenso no teto salta de imediato à vista. Criação do artista João Parrinha, simboliza o tipo de pratos ali servidos, como é o caso do ceviche de polvo. O balcão, também de mármore, delimita o espaço da cozinha, que está à vista.

No meio do Atlântico, na Madalena, na ilha do Pico, Açores, fica o Cella Bar, desenhado pelo atelier português FCC Arquitectura. Este restaurante/bar é constituído por dois edifícios: um antigo celeiro foi remodelado e ligado a uma estrutura de madeira construída de raiz, que se destaca pelas suas curvas irregulares, contrastando com a paisagem e arquitetura tradicional. No interior, a sala é toda revestida de madeira e, no topo, um terraço permite apreciar a vista magnífica para a ilha do Faial. Já destacado pelo portal de arquitetura ArchDaily, com o prémio Edifício do Ano 2016, na categoria Hospitalidade, este projeto tem como objetivo representar a história da ilha do Pico, marcada por uma forte ligação ao mar e ao vinho – e daí as semelhanças entre a sua forma e a de uma baleia ou uma pipa.

Texto: Mariana Magalhães
Imagens: Francisco Rivotti e Fernando Guerra / FG+SG

F
luskmagazine
77
 Photos
43
 Followers
45
 Following
Com um fim de semana grande à porta e os feriados dos próximos meses a pedir uns dias fora da cidade, decidimos dedicar as próximas publicações ao melhor que o Algarve tem para oferecer, a começar pela #natureza. A ler em #luskmagazine.com #algarveOs vinhos brasileiros começam, lentamente, a aparecer nos radares dos apreciadores. Para descobrir hoje, em luskmagazine.com #luskmagazine #brasilwinesUm roteiro gastronómico por Dublin à boleia do Guia Michelin #dublin #luskmagazineEste fim de semana é o ponto alto da Feria de Abril, em #Sevilla #luskmagazineO lado bem-humorado de Paul Klee em exposição no Centre Pompidou, para descobrir hoje em luskmagazine.com #luskmagazineUm resort luxuoso à sombra de um vulcão na Costa Rica #luskmagazineHappy Birthday Mr Tarantino #themaster #luskmagazine #luskBjarke Ingels foi o arquitecto responsável pelo Serpentine Pavilion deste ano #serpentine #london #architecture #luskmagazine #luskSe lhe dissermos O trabalho da portuguesa Helena Almeida está em exposição no Jeu de Paume, em Paris, até ao dia 22 de Maio #jeudepaume #helenaalmeida #luskmagazine #luskAprender animação com a @khanacademy e a @pixar #luskmagazine #lusk #khanacademy #pixarPartilhamos consigo um dos segredos mais bem guardados de #Roma: o restaurante Sofia #luskmagazine #luskUm museu debaixo de água, em pleno oceano Atlântico #lanzarote #museoatlantico #lusk #luskmagazineUma app para enófilos #vivino #luskNo terraço de um prédio em #Copenhaga, o CleanSimpleLocal oferece cozinha biológica de alto nível #lusk #luskviagensO museu da Porsche na Alemanha, obrigatório para os fãs da marca e para os amantes da arquitectura moderna #lusk #viagens #alemanha #porschePlanos para o fim de semana: planear as próximas férias na #BTLAinda há bilhetes para ir ver Seu Jorge, este fim de semana! #seujorge #lisboaVestido e aparador num só: o prático vestido que Helena Slicher vestiu no seu casamento em 1759 é uma das peças mais marcantes da nova exposição do #Rijksmuseum #amsterdam #lusk #luskmagazineFomos espreitar o hotel do filme Youth: Waldhaus Flims #flims #youth #hotels #lusk
F
?