COGUMELOS SHIITAKE: DO JAPÃO PARA O PORTO

A Casa do Vale acrescentou uma produção inovadora às tradições familiares, da qual resultam vários produtos caseiros, alguns deles feitos com ingredientes tão fora do comum como os japoneses cogumelos Shiitake ou as laranjas Pala. Agora encontram-se à venda na primeira loja, no Porto.

Localizada na Quinta dos Canais (na vila de Baião, Porto), a Casa do Vale é uma propriedade centenária com cinco hectares, onde o casal Otília e Jorge Cardoso começou a imaginar vários projetos. Querendo ir além da tradicional produção de vinho, inspiraram-se nas suas viagens ao Oriente para trazer algo de diferente e inovador. Foi então do Japão que trouxeram um novo elemento: o cogumelo Shiitake. Hoje em dia produzem-no ao natural e utilizam-no para confecionar diversos produtos que já foram destacados como “Sabor do Ano 2016”, como é o caso do chutney ou do vinagrete de Shiitake.

Para além dos cogumelos, o casal começou também a produzir laranjas de alta qualidade – as Pala –, aproveitando os laranjais que crescem no terreno. Daqui resultam combinações improváveis como a compota de laranja Pala com vinho do Porto ou com espumante. Há também farinha de Shiitake, que pode ser usada para fazer pão, molhos, sopas ou risotos.

Na Casa do Vale, os visitantes podem participar nos diversos trabalhos da quinta, desde a apanha da fruta à transformação dos produtos, que podem ser adquiridos no próprio local. A primeira loja (fora da quinta) abriu em Julho na Rua de Tânger (Porto), onde decorrem workshops e degustações com Chefes e têm todas estas iguarias à venda.

Texto: Mariana Magalhães
Fotografias: Casa do Vale

F
luskmagazine
77
 Photos
43
 Followers
44
 Following
Com um fim de semana grande à porta e os feriados dos próximos meses a pedir uns dias fora da cidade, decidimos dedicar as próximas publicações ao melhor que o Algarve tem para oferecer, a começar pela #natureza. A ler em #luskmagazine.com #algarveOs vinhos brasileiros começam, lentamente, a aparecer nos radares dos apreciadores. Para descobrir hoje, em luskmagazine.com #luskmagazine #brasilwinesUm roteiro gastronómico por Dublin à boleia do Guia Michelin #dublin #luskmagazineEste fim de semana é o ponto alto da Feria de Abril, em #Sevilla #luskmagazineO lado bem-humorado de Paul Klee em exposição no Centre Pompidou, para descobrir hoje em luskmagazine.com #luskmagazineUm resort luxuoso à sombra de um vulcão na Costa Rica #luskmagazineHappy Birthday Mr Tarantino #themaster #luskmagazine #luskBjarke Ingels foi o arquitecto responsável pelo Serpentine Pavilion deste ano #serpentine #london #architecture #luskmagazine #luskSe lhe dissermos O trabalho da portuguesa Helena Almeida está em exposição no Jeu de Paume, em Paris, até ao dia 22 de Maio #jeudepaume #helenaalmeida #luskmagazine #luskAprender animação com a @khanacademy e a @pixar #luskmagazine #lusk #khanacademy #pixarPartilhamos consigo um dos segredos mais bem guardados de #Roma: o restaurante Sofia #luskmagazine #luskUm museu debaixo de água, em pleno oceano Atlântico #lanzarote #museoatlantico #lusk #luskmagazineUma app para enófilos #vivino #luskNo terraço de um prédio em #Copenhaga, o CleanSimpleLocal oferece cozinha biológica de alto nível #lusk #luskviagensO museu da Porsche na Alemanha, obrigatório para os fãs da marca e para os amantes da arquitectura moderna #lusk #viagens #alemanha #porschePlanos para o fim de semana: planear as próximas férias na #BTLAinda há bilhetes para ir ver Seu Jorge, este fim de semana! #seujorge #lisboaVestido e aparador num só: o prático vestido que Helena Slicher vestiu no seu casamento em 1759 é uma das peças mais marcantes da nova exposição do #Rijksmuseum #amsterdam #lusk #luskmagazineFomos espreitar o hotel do filme Youth: Waldhaus Flims #flims #youth #hotels #lusk
F
?