DADA AFRICA: O DADAÍSMO EM DIÁLOGO COM O OUTRO

No ano em que se assinala o centenário do Dadaísmo, Berlim acolhe uma exposição que relaciona este movimento com culturas não europeias, através de artefactos africanos, asiáticos ou americanos, numa perspetiva fora de comum e pouco explorada.

Patente na Berlinische Galerie (Berlim, Alemanha) até 7 de novembro de 2016, a exposição Dada Afrika: Dialogue with the Other mostra-nos as referências às formas de expressão não ocidentais dos dadaístas.

Através de um diálogo entre o Dadaísmo e os artefactos africanos, asiáticos, americanos e da Oceânia, mostram-se cerca de 120 trabalhos, entre colagens, montagens, máscaras, esculturas, documentários, fotografias, e até instalações de som, oriundos dos quatro continentes. Está incluída uma seleção de colagens da artista Hannah Höch, e objetos que pertencem à coleção do museu Rietberg (Zurique, Suíça).

O Dadaísmo é um movimento artístico contestatário que surgiu como resposta à realidade da Primeira Guerra Mundial e que veio revolucionar a arte na sua forma tradicional. Procurando uma certa ideia de “renovação social”, os dadaístas deram origem a novas formas de expressão artística. Assim, criaram peças que juntam música, texto e dança. Poemas sonoros africanos e máscaras de dança são alguns exemplos destas peças.

A ideia surgiu em 1916, em Zurique (Suiça), com o Cabaret Voltaire, um clube de artistas internacionais que ansiavam por uma revolução artística. Composto por Hugo Ball, Tristan Tzara e Marcel Janco, este grupo foi organizando vários eventos diferentes, desde performances a recitais de poesia e música. Há várias teorias para a origem do nome do movimento, sendo a mais popular a de ter sido descoberta ao acaso no dicionário – cujo o significado, em francês, é “cavalo de madeira”. Apesar de ter nascido na Suiça, o movimento rapidamente se propagou depois da guerra, através de artistas como André Breton, Kurt Schwitters, Raoul Hausmann, Marchel Duchamp ou Hans Richter.

Texto: Mariana Magalhães
Fotografia: Hannah Höch

F
luskmagazine
77
 Photos
41
 Followers
44
 Following
Com um fim de semana grande à porta e os feriados dos próximos meses a pedir uns dias fora da cidade, decidimos dedicar as próximas publicações ao melhor que o Algarve tem para oferecer, a começar pela #natureza. A ler em #luskmagazine.com #algarveOs vinhos brasileiros começam, lentamente, a aparecer nos radares dos apreciadores. Para descobrir hoje, em luskmagazine.com #luskmagazine #brasilwinesUm roteiro gastronómico por Dublin à boleia do Guia Michelin #dublin #luskmagazineEste fim de semana é o ponto alto da Feria de Abril, em #Sevilla #luskmagazineO lado bem-humorado de Paul Klee em exposição no Centre Pompidou, para descobrir hoje em luskmagazine.com #luskmagazineUm resort luxuoso à sombra de um vulcão na Costa Rica #luskmagazineHappy Birthday Mr Tarantino #themaster #luskmagazine #luskBjarke Ingels foi o arquitecto responsável pelo Serpentine Pavilion deste ano #serpentine #london #architecture #luskmagazine #luskSe lhe dissermos O trabalho da portuguesa Helena Almeida está em exposição no Jeu de Paume, em Paris, até ao dia 22 de Maio #jeudepaume #helenaalmeida #luskmagazine #luskAprender animação com a @khanacademy e a @pixar #luskmagazine #lusk #khanacademy #pixarPartilhamos consigo um dos segredos mais bem guardados de #Roma: o restaurante Sofia #luskmagazine #luskUm museu debaixo de água, em pleno oceano Atlântico #lanzarote #museoatlantico #lusk #luskmagazineUma app para enófilos #vivino #luskNo terraço de um prédio em #Copenhaga, o CleanSimpleLocal oferece cozinha biológica de alto nível #lusk #luskviagensO museu da Porsche na Alemanha, obrigatório para os fãs da marca e para os amantes da arquitectura moderna #lusk #viagens #alemanha #porschePlanos para o fim de semana: planear as próximas férias na #BTLAinda há bilhetes para ir ver Seu Jorge, este fim de semana! #seujorge #lisboaVestido e aparador num só: o prático vestido que Helena Slicher vestiu no seu casamento em 1759 é uma das peças mais marcantes da nova exposição do #Rijksmuseum #amsterdam #lusk #luskmagazineFomos espreitar o hotel do filme Youth: Waldhaus Flims #flims #youth #hotels #lusk
F
?