ESCUTAR OS SONS DE LISBOA

De 1 a 4 de Setembro, o Jardim da Tapada das Necessidades, em Lisboa, recebe o primeiro encontro de arte sonora, urbanismo e cultura auditiva. O Lisboa Soa vem convidar-nos a ouvir os sons da cidade através de instalações artísticas, workshops, debates, concertos e percursos sonoros.

Durante os quatro dias do evento, para além de concertos e performances de artistas portugueses e internacionais, há percursos sonoros que proporcionam um passeio diferente pelo jardim, sempre com os ouvidos em alerta. O objetivo é escutar com atenção os sons que nos rodeiam, desde as plantas aos pássaros, passando pelos ruídos próprios da cidade. Para isso, foram colocadas obras de arte sonora, como é o caso da instalação Swans, de Marco Barotti, feita a partir de antenas parabólicas que podemos ver a flutuar num lago, tal e qual como os cisnes.

O festival abre hoje, às 17h, com as performances do artista holandês Allard van Hoorn, em colaboração com os bailarinos portugueses Bruno Humberto, Gustavo Ciríaco e Alexandre Magno Manso, e do músico japonês Akio Suzuki – que se dedica à criação de sons terrenos e à invenção e construção de instrumentos musicais –, ambas na Estufa Circular. Sexta feira, dia 2, a artista Camille Norment apresenta um concerto com o seu trio constituído por uma guitarra elétrica, um hardingfele (espécie de violino) norueguês e uma harmónica em vidro. No sábado e domingo, os espetáculos passam para o relvado central, onde os portugueses Rafael Toral, a associação Sonoscopia e Rudolfo Quintas mostram o que de melhor se faz a este nível no nosso país.

Para o fim de semana, estão também planeadas outras atividades, tais como o workshop Uma Orelha no Jardim, de Carlos Santos, ou o passeio sonoro para toda a família, ao longo de percursos preparados na Tapada, assinalados neste mapa.

Texto: Mariana Magalhães
Imagem: Swans de Marco Barotti

F
luskmagazine
77
 Photos
41
 Followers
44
 Following
Com um fim de semana grande à porta e os feriados dos próximos meses a pedir uns dias fora da cidade, decidimos dedicar as próximas publicações ao melhor que o Algarve tem para oferecer, a começar pela #natureza. A ler em #luskmagazine.com #algarveOs vinhos brasileiros começam, lentamente, a aparecer nos radares dos apreciadores. Para descobrir hoje, em luskmagazine.com #luskmagazine #brasilwinesUm roteiro gastronómico por Dublin à boleia do Guia Michelin #dublin #luskmagazineEste fim de semana é o ponto alto da Feria de Abril, em #Sevilla #luskmagazineO lado bem-humorado de Paul Klee em exposição no Centre Pompidou, para descobrir hoje em luskmagazine.com #luskmagazineUm resort luxuoso à sombra de um vulcão na Costa Rica #luskmagazineHappy Birthday Mr Tarantino #themaster #luskmagazine #luskBjarke Ingels foi o arquitecto responsável pelo Serpentine Pavilion deste ano #serpentine #london #architecture #luskmagazine #luskSe lhe dissermos O trabalho da portuguesa Helena Almeida está em exposição no Jeu de Paume, em Paris, até ao dia 22 de Maio #jeudepaume #helenaalmeida #luskmagazine #luskAprender animação com a @khanacademy e a @pixar #luskmagazine #lusk #khanacademy #pixarPartilhamos consigo um dos segredos mais bem guardados de #Roma: o restaurante Sofia #luskmagazine #luskUm museu debaixo de água, em pleno oceano Atlântico #lanzarote #museoatlantico #lusk #luskmagazineUma app para enófilos #vivino #luskNo terraço de um prédio em #Copenhaga, o CleanSimpleLocal oferece cozinha biológica de alto nível #lusk #luskviagensO museu da Porsche na Alemanha, obrigatório para os fãs da marca e para os amantes da arquitectura moderna #lusk #viagens #alemanha #porschePlanos para o fim de semana: planear as próximas férias na #BTLAinda há bilhetes para ir ver Seu Jorge, este fim de semana! #seujorge #lisboaVestido e aparador num só: o prático vestido que Helena Slicher vestiu no seu casamento em 1759 é uma das peças mais marcantes da nova exposição do #Rijksmuseum #amsterdam #lusk #luskmagazineFomos espreitar o hotel do filme Youth: Waldhaus Flims #flims #youth #hotels #lusk
F
?