EYEEM DISTINGUE FOTÓGRAFO DO ANO

Zacharie Rabehi é o grande vencedor da última edição do Festival EyeEm, que distingue fotógrafos e talentos emergentes saídos da comunidade dedicada à “fotografia real”. Rabehi ganhou o prémio de Fotógrafo do Ano com uma imagem ilustrativa do seu fotojornalismo focado em questões sociais na Índia.

Desde cedo que Rabehi descobriu a vontade de fotografar, mas foi a partir de 2008 que passou a documentar os habitantes que o marcavam, nas suas viagens à Índia. Interessado nas questões sociais, fotografou em missões humanitárias ligadas à ocupação de Caxemira, à seca em Maharashtra ou à rota de fuga dos refugiados pela Europa. Em 2015, co-fundou a Girls Photo Collective, uma associação que apoia raparigas e mulheres de várias origens sociais através da fotografia. Os seus trabalhos podem ser vistos e acompanhados através do site oficial e pelo Instagram.

Esta é já a terceira edição do EyeEm Festival & Awards, criado em 2014 com a missão de ligar fotógrafos, especialistas em tecnologia e criativos visionários interessados em explorar as áreas da comunicação e da arte. Este ano, a competição teve a participação mais elevada de sempre, com a submissão de 270 mil fotografias de 38 mil fotógrafos. Desses, saiu a seleção dos 100 finalistas pelo júri composto por profissionais conceituados, em representação de organizações como a World Press Photo (Lars Boering), a Getty Images (Tom Hind) ou a National Geographic (Sarah Leen).

A EyeEm apresenta-se como uma “comunidade global para a fotografia real”. Fundada em 2010, em Berlim (Alemanha), por entusiastas da fotografia digital em smartphones, permite que qualquer fotógrafo amador ou profissional possa aprender, partilhar ou vender as suas fotografias, interagindo numa comunidade de 18 milhões de participantes, através de uma plataforma e aplicação móvel que já dispõe de 70 milhões de imagens.

Texto: Mariana Magalhães
Imagem/vídeo: EyeEm

F
luskmagazine
77
 Photos
43
 Followers
44
 Following
Com um fim de semana grande à porta e os feriados dos próximos meses a pedir uns dias fora da cidade, decidimos dedicar as próximas publicações ao melhor que o Algarve tem para oferecer, a começar pela #natureza. A ler em #luskmagazine.com #algarveOs vinhos brasileiros começam, lentamente, a aparecer nos radares dos apreciadores. Para descobrir hoje, em luskmagazine.com #luskmagazine #brasilwinesUm roteiro gastronómico por Dublin à boleia do Guia Michelin #dublin #luskmagazineEste fim de semana é o ponto alto da Feria de Abril, em #Sevilla #luskmagazineO lado bem-humorado de Paul Klee em exposição no Centre Pompidou, para descobrir hoje em luskmagazine.com #luskmagazineUm resort luxuoso à sombra de um vulcão na Costa Rica #luskmagazineHappy Birthday Mr Tarantino #themaster #luskmagazine #luskBjarke Ingels foi o arquitecto responsável pelo Serpentine Pavilion deste ano #serpentine #london #architecture #luskmagazine #luskSe lhe dissermos O trabalho da portuguesa Helena Almeida está em exposição no Jeu de Paume, em Paris, até ao dia 22 de Maio #jeudepaume #helenaalmeida #luskmagazine #luskAprender animação com a @khanacademy e a @pixar #luskmagazine #lusk #khanacademy #pixarPartilhamos consigo um dos segredos mais bem guardados de #Roma: o restaurante Sofia #luskmagazine #luskUm museu debaixo de água, em pleno oceano Atlântico #lanzarote #museoatlantico #lusk #luskmagazineUma app para enófilos #vivino #luskNo terraço de um prédio em #Copenhaga, o CleanSimpleLocal oferece cozinha biológica de alto nível #lusk #luskviagensO museu da Porsche na Alemanha, obrigatório para os fãs da marca e para os amantes da arquitectura moderna #lusk #viagens #alemanha #porschePlanos para o fim de semana: planear as próximas férias na #BTLAinda há bilhetes para ir ver Seu Jorge, este fim de semana! #seujorge #lisboaVestido e aparador num só: o prático vestido que Helena Slicher vestiu no seu casamento em 1759 é uma das peças mais marcantes da nova exposição do #Rijksmuseum #amsterdam #lusk #luskmagazineFomos espreitar o hotel do filme Youth: Waldhaus Flims #flims #youth #hotels #lusk
F
?