FEIRAS NOVAS: UMA TRADIÇÃO COM 190 ANOS

Há já 190 anos que Ponte de Lima celebra as festas do concelho com pompa e circunstância. As Feiras Novas estão de regresso para mostrar de novo a cultura tradicional desta região minhota do país.

Data de 1125 a primeira referência a esta feira, num foral outorgado por Dona Teresa à povoação, ainda antes da fundação do reino de Portugal. É por isso frequentemente apontada como uma das mais antigas do país, embora o seu nascimento oficial se tenha dado em 1826, por provisão régia de D. Pedro IV, em honra de Nossa Senhora das Dores.

Para assinalar este aniversário, as Feiras Novas de Ponte de Lima recriam, este ano, o primeiro cartaz conhecido, numa réplica do documento datado de 1896.

Também conhecida como Romaria de Noite e de Dia, a festa, que decorre até 12 de setembro, é pautada por muita música popular, folclore e fogo de artifício. Mas são os cortejos histórico e etnográfico, os desfiles de gigantones e cabeçudos, os concursos pecuários, corridas de garranos e a procissão que a marcam pela diferença e lhe trazem a fama.

Toda a informação sobre o evento e respetiva programação está disponível no site mas pode ainda ser seguida através da aplicação para smartphone Feiras Novas 2016.

Paralelamente à festa, a data é assinalada com a exposição gratuita Feiras Novas: 190 anos (1826-2016), patente no Arquivo Municipal de Ponte de Lima até 30 de setembro.

Texto: Mariana Mata
Imagem: Lusk

F
luskmagazine
77
 Photos
43
 Followers
44
 Following
Com um fim de semana grande à porta e os feriados dos próximos meses a pedir uns dias fora da cidade, decidimos dedicar as próximas publicações ao melhor que o Algarve tem para oferecer, a começar pela #natureza. A ler em #luskmagazine.com #algarveOs vinhos brasileiros começam, lentamente, a aparecer nos radares dos apreciadores. Para descobrir hoje, em luskmagazine.com #luskmagazine #brasilwinesUm roteiro gastronómico por Dublin à boleia do Guia Michelin #dublin #luskmagazineEste fim de semana é o ponto alto da Feria de Abril, em #Sevilla #luskmagazineO lado bem-humorado de Paul Klee em exposição no Centre Pompidou, para descobrir hoje em luskmagazine.com #luskmagazineUm resort luxuoso à sombra de um vulcão na Costa Rica #luskmagazineHappy Birthday Mr Tarantino #themaster #luskmagazine #luskBjarke Ingels foi o arquitecto responsável pelo Serpentine Pavilion deste ano #serpentine #london #architecture #luskmagazine #luskSe lhe dissermos O trabalho da portuguesa Helena Almeida está em exposição no Jeu de Paume, em Paris, até ao dia 22 de Maio #jeudepaume #helenaalmeida #luskmagazine #luskAprender animação com a @khanacademy e a @pixar #luskmagazine #lusk #khanacademy #pixarPartilhamos consigo um dos segredos mais bem guardados de #Roma: o restaurante Sofia #luskmagazine #luskUm museu debaixo de água, em pleno oceano Atlântico #lanzarote #museoatlantico #lusk #luskmagazineUma app para enófilos #vivino #luskNo terraço de um prédio em #Copenhaga, o CleanSimpleLocal oferece cozinha biológica de alto nível #lusk #luskviagensO museu da Porsche na Alemanha, obrigatório para os fãs da marca e para os amantes da arquitectura moderna #lusk #viagens #alemanha #porschePlanos para o fim de semana: planear as próximas férias na #BTLAinda há bilhetes para ir ver Seu Jorge, este fim de semana! #seujorge #lisboaVestido e aparador num só: o prático vestido que Helena Slicher vestiu no seu casamento em 1759 é uma das peças mais marcantes da nova exposição do #Rijksmuseum #amsterdam #lusk #luskmagazineFomos espreitar o hotel do filme Youth: Waldhaus Flims #flims #youth #hotels #lusk
F
?