FESTIVAL FRINGE: A ARTE NO SEU ESPLENDOR

É o maior festival de artes do mundo e decorre todos os anos durante três semanas do mês de Agosto, este ano entre os dias 2 e 26, em Edimburgo (Escócia).

Milhares de artistas atuam em palcos por toda a capital escocesa, apresentando espetáculos de todos os géneros e para todos os gostos. Os números não enganam: em 2015 houve 50.459 performances dentro de 3.314 espetáculos em 313 locais diferentes.

Desde grandes nomes do mundo do entretenimento a artistas menos conhecidos, este é um festival inclusivo, com espaço para todos os géneros artísticos: teatro, comédia, dança, circo, cabaret, musicais, recitais, ópera… basta escolher. Pode consultar aqui o programa completo de 2016, ir acompanhando o festival no Facebook  ou seguir o Twitter para atualizações de última hora.

A história do evento remonta a 1947, quando oito grupos de teatro apareceram inesperadamente no Festival Internacional de Edimburgo. Embora não fizessem parte do programa oficial, isso não os impediu de atuarem, portanto, um pouco à “margem” (fringe). Este facto sucedeu-se nos anos seguintes, acabando por dar origem à criação da Festival Fringe Society (1958). A partir desse momento, estabeleceu-se como política oficial a inclusão no programa de qualquer pessoa com uma história para contar, garantindo apoio a artistas, produtores e salas de espetáculos. A Sociedade garante ainda condições mínimas salariais a todos os colaboradores e tem parceria com a organização Creative Carbon Scotland para reduzir o impacto ambiental, através de projetos como o Green Arts Initiative.

Texto: Mariana Magalhães
Fotografias: The Edinburgh Festival Fringe Society / Julie Howden

F
luskmagazine
77
 Photos
41
 Followers
44
 Following
Com um fim de semana grande à porta e os feriados dos próximos meses a pedir uns dias fora da cidade, decidimos dedicar as próximas publicações ao melhor que o Algarve tem para oferecer, a começar pela #natureza. A ler em #luskmagazine.com #algarveOs vinhos brasileiros começam, lentamente, a aparecer nos radares dos apreciadores. Para descobrir hoje, em luskmagazine.com #luskmagazine #brasilwinesUm roteiro gastronómico por Dublin à boleia do Guia Michelin #dublin #luskmagazineEste fim de semana é o ponto alto da Feria de Abril, em #Sevilla #luskmagazineO lado bem-humorado de Paul Klee em exposição no Centre Pompidou, para descobrir hoje em luskmagazine.com #luskmagazineUm resort luxuoso à sombra de um vulcão na Costa Rica #luskmagazineHappy Birthday Mr Tarantino #themaster #luskmagazine #luskBjarke Ingels foi o arquitecto responsável pelo Serpentine Pavilion deste ano #serpentine #london #architecture #luskmagazine #luskSe lhe dissermos O trabalho da portuguesa Helena Almeida está em exposição no Jeu de Paume, em Paris, até ao dia 22 de Maio #jeudepaume #helenaalmeida #luskmagazine #luskAprender animação com a @khanacademy e a @pixar #luskmagazine #lusk #khanacademy #pixarPartilhamos consigo um dos segredos mais bem guardados de #Roma: o restaurante Sofia #luskmagazine #luskUm museu debaixo de água, em pleno oceano Atlântico #lanzarote #museoatlantico #lusk #luskmagazineUma app para enófilos #vivino #luskNo terraço de um prédio em #Copenhaga, o CleanSimpleLocal oferece cozinha biológica de alto nível #lusk #luskviagensO museu da Porsche na Alemanha, obrigatório para os fãs da marca e para os amantes da arquitectura moderna #lusk #viagens #alemanha #porschePlanos para o fim de semana: planear as próximas férias na #BTLAinda há bilhetes para ir ver Seu Jorge, este fim de semana! #seujorge #lisboaVestido e aparador num só: o prático vestido que Helena Slicher vestiu no seu casamento em 1759 é uma das peças mais marcantes da nova exposição do #Rijksmuseum #amsterdam #lusk #luskmagazineFomos espreitar o hotel do filme Youth: Waldhaus Flims #flims #youth #hotels #lusk
F
?