GUSTU: QUANDO UMA ONG ABRE UM RESTAURANTE…

O GUSTU é o resultado do sonho de um grupo de visionários que acreditam ser possível mudar o mundo através da comida, e que se empenham em inspirar uma nova geração de cozinheiros. Uma experiência bem sucedida, num restaurante que já está entre os 50 melhores do Mundo, na lista San Pellegrino.

Tudo começou na década de 90. Convicto da importância dos costumes e tradições na edificação de um património cultural, Claus Meyer, empresário dinamarquês, criou um movimento gastronómico e social dedicado a melhorar a qualidade de vida dos cidadãos através de uma boa nutrição. Claus Meyer e a Melting Pot – fundação dedicada ao desenvolvimento de programas de educação culinária –, juntaram-se à ONG dinamarquesa IBIS para impulsionar um movimento gastronómico boliviano baseado no modelo nórdico. Nasceu então a Melting Pot Bolívia, uma ONG cujo principal objetivo é valorizar a riqueza e o potencial da cultura gastronómica da Bolívia e posicionar o país num destino turístico de eleição.

O restaurante abriu portas em abril de 2013 e desde então define-se por um estilo moderno e inovador. Os aromas, as cores e os sabores dos produtos locais são enaltecidos em pratos elegantes e bebidas que pretendem fazer de cada visita um momento inesquecível. Foi também o primeiro projeto da Melting Pot Bolívia e utiliza exclusivamente produtos de todas as regiões do país, uma forma de demonstrar ao mundo toda a sua diversidade e riqueza. Os Chefes que aqui trabalham foram desafiados a desenvolver uma abordagem culinária própria, combinando estes produtos tradicionais de forma inovadora, de modo a surpreender os visitantes com uma proposta saborosa, colorida, vibrante e contemporânea. Para além da comida, existe uma grande variedade de vinhos, licores e destilados bolivianos de qualidade.

A versão integral deste artigo está disponível na revista Lusk, que pode descarregar gratuitamente na App Store, em exclusivo para o seu iPad e iPhone. Desfrute desta experiência digital e dê-nos o seu feedback.

Texto: Mariana Magalhães
Imagens: GUSTU

GUSTU
Calle Calacoto,10 Nº 300 Casi Costanera,
La Paz, Bolívia

F
luskmagazine
77
 Photos
43
 Followers
44
 Following
Com um fim de semana grande à porta e os feriados dos próximos meses a pedir uns dias fora da cidade, decidimos dedicar as próximas publicações ao melhor que o Algarve tem para oferecer, a começar pela #natureza. A ler em #luskmagazine.com #algarveOs vinhos brasileiros começam, lentamente, a aparecer nos radares dos apreciadores. Para descobrir hoje, em luskmagazine.com #luskmagazine #brasilwinesUm roteiro gastronómico por Dublin à boleia do Guia Michelin #dublin #luskmagazineEste fim de semana é o ponto alto da Feria de Abril, em #Sevilla #luskmagazineO lado bem-humorado de Paul Klee em exposição no Centre Pompidou, para descobrir hoje em luskmagazine.com #luskmagazineUm resort luxuoso à sombra de um vulcão na Costa Rica #luskmagazineHappy Birthday Mr Tarantino #themaster #luskmagazine #luskBjarke Ingels foi o arquitecto responsável pelo Serpentine Pavilion deste ano #serpentine #london #architecture #luskmagazine #luskSe lhe dissermos O trabalho da portuguesa Helena Almeida está em exposição no Jeu de Paume, em Paris, até ao dia 22 de Maio #jeudepaume #helenaalmeida #luskmagazine #luskAprender animação com a @khanacademy e a @pixar #luskmagazine #lusk #khanacademy #pixarPartilhamos consigo um dos segredos mais bem guardados de #Roma: o restaurante Sofia #luskmagazine #luskUm museu debaixo de água, em pleno oceano Atlântico #lanzarote #museoatlantico #lusk #luskmagazineUma app para enófilos #vivino #luskNo terraço de um prédio em #Copenhaga, o CleanSimpleLocal oferece cozinha biológica de alto nível #lusk #luskviagensO museu da Porsche na Alemanha, obrigatório para os fãs da marca e para os amantes da arquitectura moderna #lusk #viagens #alemanha #porschePlanos para o fim de semana: planear as próximas férias na #BTLAinda há bilhetes para ir ver Seu Jorge, este fim de semana! #seujorge #lisboaVestido e aparador num só: o prático vestido que Helena Slicher vestiu no seu casamento em 1759 é uma das peças mais marcantes da nova exposição do #Rijksmuseum #amsterdam #lusk #luskmagazineFomos espreitar o hotel do filme Youth: Waldhaus Flims #flims #youth #hotels #lusk
F
?