AQUI HÁ OSSOS, MAS FORA DO PRATO

Geralmente, os ossos não são os protagonistas principais das refeições. Mas na cidade mexicana de Guadalajara, existe um restaurante onde predominam ossos, de uma forma pouco usual. Chama-se Hueso, e fica num edifício de 1940 que foi totalmente renovado, por dentro e por fora. Alfonso Cadena é o chefe e proprietário deste restaurante, e o arquiteto responsável por criar todo este cenário é o seu irmão, Ignacio Cadena, em representação do atelier Cadena + Associados.

Hueso significa osso em espanhol, embora não sejam necessárias quaisquer traduções: as imagens falam por si. O osso suspenso na entrada dá a primeira pista: o que vamos ver aqui são… ossos. Muitos, de vários tamanhos e feitios. Este design “esquelético” está em todo o lado, para onde quer que o nosso olhar se dirija. Todas as paredes são forradas, desde o chão até ao teto, com ossos. Mais de dez mil ossos verdadeiros compõem esta decoração inspirada no estilo darwiniano. Pelo meio, encontram-se alguns utensílios de cozinha.

A cor predominante nas paredes é o branco, que combina com o tom castanho mais acolhedor das mesas e cadeiras de madeira. A disposição dos ossos e fragmentos fazem lembrar as exposições típicas dos museus de História Natural. Mas não, é mesmo um restaurante, que vale a pena visitar.

Texto: Mariana Magalhães
Fotografias: Jaime Navarro

F
luskmagazine
77
 Photos
43
 Followers
44
 Following
Com um fim de semana grande à porta e os feriados dos próximos meses a pedir uns dias fora da cidade, decidimos dedicar as próximas publicações ao melhor que o Algarve tem para oferecer, a começar pela #natureza. A ler em #luskmagazine.com #algarveOs vinhos brasileiros começam, lentamente, a aparecer nos radares dos apreciadores. Para descobrir hoje, em luskmagazine.com #luskmagazine #brasilwinesUm roteiro gastronómico por Dublin à boleia do Guia Michelin #dublin #luskmagazineEste fim de semana é o ponto alto da Feria de Abril, em #Sevilla #luskmagazineO lado bem-humorado de Paul Klee em exposição no Centre Pompidou, para descobrir hoje em luskmagazine.com #luskmagazineUm resort luxuoso à sombra de um vulcão na Costa Rica #luskmagazineHappy Birthday Mr Tarantino #themaster #luskmagazine #luskBjarke Ingels foi o arquitecto responsável pelo Serpentine Pavilion deste ano #serpentine #london #architecture #luskmagazine #luskSe lhe dissermos O trabalho da portuguesa Helena Almeida está em exposição no Jeu de Paume, em Paris, até ao dia 22 de Maio #jeudepaume #helenaalmeida #luskmagazine #luskAprender animação com a @khanacademy e a @pixar #luskmagazine #lusk #khanacademy #pixarPartilhamos consigo um dos segredos mais bem guardados de #Roma: o restaurante Sofia #luskmagazine #luskUm museu debaixo de água, em pleno oceano Atlântico #lanzarote #museoatlantico #lusk #luskmagazineUma app para enófilos #vivino #luskNo terraço de um prédio em #Copenhaga, o CleanSimpleLocal oferece cozinha biológica de alto nível #lusk #luskviagensO museu da Porsche na Alemanha, obrigatório para os fãs da marca e para os amantes da arquitectura moderna #lusk #viagens #alemanha #porschePlanos para o fim de semana: planear as próximas férias na #BTLAinda há bilhetes para ir ver Seu Jorge, este fim de semana! #seujorge #lisboaVestido e aparador num só: o prático vestido que Helena Slicher vestiu no seu casamento em 1759 é uma das peças mais marcantes da nova exposição do #Rijksmuseum #amsterdam #lusk #luskmagazineFomos espreitar o hotel do filme Youth: Waldhaus Flims #flims #youth #hotels #lusk
F
?