LISBOA COMEMORA O DIA MUNDIAL DO TURISMO

A 27 de setembro, assinala-se a importância do turismo e destaca-se o seu valor a nível social, cultural, político e económico. Na região da grande Lisboa, multiplicam-se os eventos para promover a história e tradições de várias localidades. Em Sintra, no Seixal, Palmela, Barreiro, Montijo, Alcochete e Vila Franca de Xira há visitas guiadas, degustação de produtos regionais ou provas de vinho, entre outras atividades maioritariamente gratuitas.

O Montijo celebra a data com a oferta de gerberas (flores da família do girassol e das margaridas), mercados de produtos regionais e um passeio gratuito no Tejo. Em Palmela estão programadas visitas guiadas ao castelo, também gratuitas, entre outros circuitos turísticos e uma feira medieval. Já no Seixal, o programa aposta num passeio à vela pelo Tejo, a bordo do varino Amoroso, que inclui ainda uma visita à Quinta da Fidalga e Oficina de Artes Manuel Cargaleiro. Os Moinhos de Alburrica do Barreiro, que datam de 1852, vão estar abertos a visitas, tal como outros museus locais. A autarquia de Alcochete promove a visita guiada gratuita À descoberta de Alcochete. Em Vila Franca de Xira decorre um debate entre as empresas turísticas da região sobre o tema Turismo para Todos – Promover a Acessibilidade Universal. No âmbito destas comemorações decorre ainda o Festival de Estátuas Vivas de Sintra, durante o fim de semana de 1 e 2 de Outubro, com 30 artistas que interpretam personagens de outros tempos, no centro histórico da vila.

Texto: Mariana Magalhães
Imagens: Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa / Festival de Estátuas Vivas de Sintra

F
luskmagazine
77
 Photos
43
 Followers
45
 Following
Com um fim de semana grande à porta e os feriados dos próximos meses a pedir uns dias fora da cidade, decidimos dedicar as próximas publicações ao melhor que o Algarve tem para oferecer, a começar pela #natureza. A ler em #luskmagazine.com #algarveOs vinhos brasileiros começam, lentamente, a aparecer nos radares dos apreciadores. Para descobrir hoje, em luskmagazine.com #luskmagazine #brasilwinesUm roteiro gastronómico por Dublin à boleia do Guia Michelin #dublin #luskmagazineEste fim de semana é o ponto alto da Feria de Abril, em #Sevilla #luskmagazineO lado bem-humorado de Paul Klee em exposição no Centre Pompidou, para descobrir hoje em luskmagazine.com #luskmagazineUm resort luxuoso à sombra de um vulcão na Costa Rica #luskmagazineHappy Birthday Mr Tarantino #themaster #luskmagazine #luskBjarke Ingels foi o arquitecto responsável pelo Serpentine Pavilion deste ano #serpentine #london #architecture #luskmagazine #luskSe lhe dissermos O trabalho da portuguesa Helena Almeida está em exposição no Jeu de Paume, em Paris, até ao dia 22 de Maio #jeudepaume #helenaalmeida #luskmagazine #luskAprender animação com a @khanacademy e a @pixar #luskmagazine #lusk #khanacademy #pixarPartilhamos consigo um dos segredos mais bem guardados de #Roma: o restaurante Sofia #luskmagazine #luskUm museu debaixo de água, em pleno oceano Atlântico #lanzarote #museoatlantico #lusk #luskmagazineUma app para enófilos #vivino #luskNo terraço de um prédio em #Copenhaga, o CleanSimpleLocal oferece cozinha biológica de alto nível #lusk #luskviagensO museu da Porsche na Alemanha, obrigatório para os fãs da marca e para os amantes da arquitectura moderna #lusk #viagens #alemanha #porschePlanos para o fim de semana: planear as próximas férias na #BTLAinda há bilhetes para ir ver Seu Jorge, este fim de semana! #seujorge #lisboaVestido e aparador num só: o prático vestido que Helena Slicher vestiu no seu casamento em 1759 é uma das peças mais marcantes da nova exposição do #Rijksmuseum #amsterdam #lusk #luskmagazineFomos espreitar o hotel do filme Youth: Waldhaus Flims #flims #youth #hotels #lusk
F
?