MARKET HALL: UMA EXPLOSÃO DE COR EM 3D

O Market Hall resulta de uma combinação sustentável de comércio e gastronomia, lazer, zona residencial e parque de estacionamento. Este projeto, pioneiro na Holanda, é assinado pelo atelier de arquitetura MVRDV e insere-se num novo conceito de mercado cada vez mais comum nas cidades europeias. 

Situa-se no centro de Roterdão e já é um ícone da cidade. O Market Hall é composto por vários apartamentos que fazem a forma de um arco, ou de uma ferradura (Koopboog, em holandês, nome pelo qual também é conhecido). Por baixo deste arco encontra-se o mercado onde estão à venda produtos alimentares frescos, tal como nos mercados tradicionais. Durante a noite, o espaço continua agitado, graças aos vários restaurantes ali existentes. E os mais de 200 apartamentos do edifício também trazem vida ao local. A conjugação de todos estes diferentes espaços no mesmo edifício faz parte de uma nova tipologia de mercado, que permite a otimização do espaço.

A entrada para o mercado é feita através de uma fachada de vidro de enormes dimensões (uma das maiores da Europa), que proporciona uma sensação de ar livre. Já no interior do hall está a obra da autoria de Arno Coenen, artista contemporâneo holandês que se destaca pelos seus trabalhos digitais. Para este trabalho, utilizou técnicas de animação em 3D similares às dos filmes de animação da Pixar Studios. Em colaboração com a artista Iris Roskam, Coenen preparou 4000 peças com representações em larga escala de frutas, vegetais, sementes, peixes, flores e insetos. Assim, preencheram o teto de 11.000 m2 com imagens vibrantes e coloridas.

Desde a sua inauguração, em 2014, são realizadas visitas guiadas durante toda a semana, que podem ser reservadas no site do Market Hall.

A versão integral deste artigo está disponível na revista Lusk, que pode descarregar gratuitamente na App Store, em exclusivo para o seu iPad e iPhone. Desfrute desta experiência digital e dê-nos o seu feedback.

Texto: Mariana Magalhães
Imagens: Market Hall

F
luskmagazine
77
 Photos
43
 Followers
44
 Following
Com um fim de semana grande à porta e os feriados dos próximos meses a pedir uns dias fora da cidade, decidimos dedicar as próximas publicações ao melhor que o Algarve tem para oferecer, a começar pela #natureza. A ler em #luskmagazine.com #algarveOs vinhos brasileiros começam, lentamente, a aparecer nos radares dos apreciadores. Para descobrir hoje, em luskmagazine.com #luskmagazine #brasilwinesUm roteiro gastronómico por Dublin à boleia do Guia Michelin #dublin #luskmagazineEste fim de semana é o ponto alto da Feria de Abril, em #Sevilla #luskmagazineO lado bem-humorado de Paul Klee em exposição no Centre Pompidou, para descobrir hoje em luskmagazine.com #luskmagazineUm resort luxuoso à sombra de um vulcão na Costa Rica #luskmagazineHappy Birthday Mr Tarantino #themaster #luskmagazine #luskBjarke Ingels foi o arquitecto responsável pelo Serpentine Pavilion deste ano #serpentine #london #architecture #luskmagazine #luskSe lhe dissermos O trabalho da portuguesa Helena Almeida está em exposição no Jeu de Paume, em Paris, até ao dia 22 de Maio #jeudepaume #helenaalmeida #luskmagazine #luskAprender animação com a @khanacademy e a @pixar #luskmagazine #lusk #khanacademy #pixarPartilhamos consigo um dos segredos mais bem guardados de #Roma: o restaurante Sofia #luskmagazine #luskUm museu debaixo de água, em pleno oceano Atlântico #lanzarote #museoatlantico #lusk #luskmagazineUma app para enófilos #vivino #luskNo terraço de um prédio em #Copenhaga, o CleanSimpleLocal oferece cozinha biológica de alto nível #lusk #luskviagensO museu da Porsche na Alemanha, obrigatório para os fãs da marca e para os amantes da arquitectura moderna #lusk #viagens #alemanha #porschePlanos para o fim de semana: planear as próximas férias na #BTLAinda há bilhetes para ir ver Seu Jorge, este fim de semana! #seujorge #lisboaVestido e aparador num só: o prático vestido que Helena Slicher vestiu no seu casamento em 1759 é uma das peças mais marcantes da nova exposição do #Rijksmuseum #amsterdam #lusk #luskmagazineFomos espreitar o hotel do filme Youth: Waldhaus Flims #flims #youth #hotels #lusk
F
?