O PRIMEIRO LISBON BUSKING FESTIVAL

Chapéus na Rua ou Lisbon Busking Festival é o nome da iniciativa que se estreia em Lisboa, de 16 a 18 de setembro, e que vem promover a arte de rua de uma forma inovadora e gratuita.

O chapéu é um elemento característico das performances de rua, pois é através dele que o público expressa a sua satisfação pelo artista, deixando moedas ou notas. Este tipo de arte em que convivemos de perto com os artistas, sem a existência de um palco e de uma plateia, nem sequer de um bilhete comprado, acontece em todo o mundo, inclusive em Portugal, e não é uma novidade. No entanto, é a primeira vez que o conceito se transforma num festival de três dias para os transeuntes lisboetas.

“Busking” significa precisamente a arte que se faz em espaços públicos e, segundo as palavras da organização, são quatro os pilares que a compõem: “o artista, a performance, o chapéu e a audiência, que se ri, chora e se emociona dando o seu parecer sobre aquele que se expõe à sua frente”.

Está nas mãos do artista cativar o público, para que este queira ficar e deixar alguma contribuição no chapéu. E a diversidade é muita, mesmo para quem não se deixa fascinar com facilidade: poesia improvisada, estátuas vivas, malabarismo, acrobacias, palhaços, marionetas, dança, mímica, teatro, música… enfim, um sem número de espetáculos para todas as idades e preferências.

O Lisbon Busking Festival começa na sexta-feira (dia 16), no Largo do Intendente, e encerra domingo (dia 18) no Chapitô. Pelo meio, haverá circo nos mercados de Arroios e 31 de Janeiro, espetáculos de rua e de novo circo, debates e workshops para dar a conhecer melhor esta forma de arte urbana.

Texto: Mariana Magalhães
Imagem: Lisbon Busking Festival

F
luskmagazine
77
 Photos
40
 Followers
44
 Following
Com um fim de semana grande à porta e os feriados dos próximos meses a pedir uns dias fora da cidade, decidimos dedicar as próximas publicações ao melhor que o Algarve tem para oferecer, a começar pela #natureza. A ler em #luskmagazine.com #algarveOs vinhos brasileiros começam, lentamente, a aparecer nos radares dos apreciadores. Para descobrir hoje, em luskmagazine.com #luskmagazine #brasilwinesUm roteiro gastronómico por Dublin à boleia do Guia Michelin #dublin #luskmagazineEste fim de semana é o ponto alto da Feria de Abril, em #Sevilla #luskmagazineO lado bem-humorado de Paul Klee em exposição no Centre Pompidou, para descobrir hoje em luskmagazine.com #luskmagazineUm resort luxuoso à sombra de um vulcão na Costa Rica #luskmagazineHappy Birthday Mr Tarantino #themaster #luskmagazine #luskBjarke Ingels foi o arquitecto responsável pelo Serpentine Pavilion deste ano #serpentine #london #architecture #luskmagazine #luskSe lhe dissermos O trabalho da portuguesa Helena Almeida está em exposição no Jeu de Paume, em Paris, até ao dia 22 de Maio #jeudepaume #helenaalmeida #luskmagazine #luskAprender animação com a @khanacademy e a @pixar #luskmagazine #lusk #khanacademy #pixarPartilhamos consigo um dos segredos mais bem guardados de #Roma: o restaurante Sofia #luskmagazine #luskUm museu debaixo de água, em pleno oceano Atlântico #lanzarote #museoatlantico #lusk #luskmagazineUma app para enófilos #vivino #luskNo terraço de um prédio em #Copenhaga, o CleanSimpleLocal oferece cozinha biológica de alto nível #lusk #luskviagensO museu da Porsche na Alemanha, obrigatório para os fãs da marca e para os amantes da arquitectura moderna #lusk #viagens #alemanha #porschePlanos para o fim de semana: planear as próximas férias na #BTLAinda há bilhetes para ir ver Seu Jorge, este fim de semana! #seujorge #lisboaVestido e aparador num só: o prático vestido que Helena Slicher vestiu no seu casamento em 1759 é uma das peças mais marcantes da nova exposição do #Rijksmuseum #amsterdam #lusk #luskmagazineFomos espreitar o hotel do filme Youth: Waldhaus Flims #flims #youth #hotels #lusk
F
?