A Africa Express apresenta The Orchestra of Syrian Musicians (a Orquestra de Músicos Sírios), com membros da Orquestra Nacional de Música Árabe da Síria, num concerto único no Southbank Centre, em Londres, dia 25 de junho. O evento fará parte do programa 24-18 NOW que está a decorrer em Inglaterra como forma de comemoração do centenário da Primeira Guerra Mundial, ambicionando ligar as pessoas a o acontecimento e explorar o impacto que este teve na sociedade atual.
O projeto Africa Express junta músicos de diferentes culturas e gerações desde 2006, quebrando todas as barreiras possíveis para oferecer uma nova perspetiva de África e da música africana. A ideia surgiu quando um dos fundadores deste projeto, Damon Albarn, decidiu juntar dois membros de Fatboy Slim – Martha Wainwright e Jamie T – a músicos africanos de referência, tais como Toumani Diabate, Salif Keita, Amadou & Mariam e Bassekou Kouyate. Seguiram-se concertos no Reino Unido, Nigéria, Congo, Etiópia, França e Espanha. Em 2012, mais de 100 artistas fizeram parte desta iniciativa e atuaram em várias cidades do Reino Unido.
Este concerto conta com a participação de músicos que já trabalharam com Albarn e que se juntam agora para representar a cultura musical síria. Será composto de músicas com vibrações positivas, alterando um pouco a imagem catastrófica que temos da Síria devido aos meios de comunicação. Este concerto vem dar uma perspetiva totalmente diferente, entre o coro, instrumentos de cordas e de percussão, será garantidamente um bom momento.
O espectáculo também vai fazer parte de outros festivais na Europa durante o mês de Junho, na Holanda, na Turquia, na Dinamarca e na Alemanha.
Texto: Mariana Magalhães
Imagem: Africa Express