SWAROVSKI E O FUTURO

Já são conhecidos os Designers do Futuro distinguidos este ano pela Swarovski que reconhece talentos emergentes na área.. Anjali Srinivasan, Yuri Suzuki e Studio Brynjar & Veronika foram os vencedores da competição que decorreu no fórum internacional Design Miami/Basel (EUA) e reuniu colecionadores, designers, curadores e críticos de todo o mundo, em junho de 2016.

Foi-lhes pedido que interpretassem o conceito de “melhoramento” na relação entre as pessoas e o mundo à sua volta. E os três projetos fizeram isso mesmo. Conheça as três propostas apresentadas.

A designer Anjali Srinivasan vem do Dubai e criou uma instalação, a Unda, que retrata a importância de trazer luz para a vida das pessoas. Esta instalação é feita de vidros onde foi incorporada uma tecnologia de sensibilidade ao toque. Assim, através do contacto humano, a Unda responde, iluminando-se e seguindo o movimento do dedo que lhe toca.

Yuri Suzuki optou por uma abordagem diferente, mais ligada à música. Assim, criou o Sharevari, um instrumento interativo composto por várias estruturas de metal e cristais. O objetivo foi explorar o cristal enquanto material acústico. Para isso, foram construídas 16 estruturas mecânicas com cristais incorporados que quando vibram produzem sons diferentes.

A terceira e última obra, Currents, pertence ao Studio Brynjar & Veronica. Esta instalação utiliza o efeito da luz natural quando se junta com os cristais, criando o efeito arco-íris, por exemplo. Mostra-nos que os espaços estão em constante mudança e que nos podem surpreender.

Os três vencedores foram selecionados por um júri de figuras influentes no mundo do design, como Nadja Swarovski, Deyan Sudjic, Zoe Ryan, Edelkoort, Asif Khan, Architect e Alexandra Cunningham Cameron.

Texto: Mariana Magalhães
Fotografias: Mark Cocksedge

F
luskmagazine
77
 Photos
43
 Followers
44
 Following
Com um fim de semana grande à porta e os feriados dos próximos meses a pedir uns dias fora da cidade, decidimos dedicar as próximas publicações ao melhor que o Algarve tem para oferecer, a começar pela #natureza. A ler em #luskmagazine.com #algarveOs vinhos brasileiros começam, lentamente, a aparecer nos radares dos apreciadores. Para descobrir hoje, em luskmagazine.com #luskmagazine #brasilwinesUm roteiro gastronómico por Dublin à boleia do Guia Michelin #dublin #luskmagazineEste fim de semana é o ponto alto da Feria de Abril, em #Sevilla #luskmagazineO lado bem-humorado de Paul Klee em exposição no Centre Pompidou, para descobrir hoje em luskmagazine.com #luskmagazineUm resort luxuoso à sombra de um vulcão na Costa Rica #luskmagazineHappy Birthday Mr Tarantino #themaster #luskmagazine #luskBjarke Ingels foi o arquitecto responsável pelo Serpentine Pavilion deste ano #serpentine #london #architecture #luskmagazine #luskSe lhe dissermos O trabalho da portuguesa Helena Almeida está em exposição no Jeu de Paume, em Paris, até ao dia 22 de Maio #jeudepaume #helenaalmeida #luskmagazine #luskAprender animação com a @khanacademy e a @pixar #luskmagazine #lusk #khanacademy #pixarPartilhamos consigo um dos segredos mais bem guardados de #Roma: o restaurante Sofia #luskmagazine #luskUm museu debaixo de água, em pleno oceano Atlântico #lanzarote #museoatlantico #lusk #luskmagazineUma app para enófilos #vivino #luskNo terraço de um prédio em #Copenhaga, o CleanSimpleLocal oferece cozinha biológica de alto nível #lusk #luskviagensO museu da Porsche na Alemanha, obrigatório para os fãs da marca e para os amantes da arquitectura moderna #lusk #viagens #alemanha #porschePlanos para o fim de semana: planear as próximas férias na #BTLAinda há bilhetes para ir ver Seu Jorge, este fim de semana! #seujorge #lisboaVestido e aparador num só: o prático vestido que Helena Slicher vestiu no seu casamento em 1759 é uma das peças mais marcantes da nova exposição do #Rijksmuseum #amsterdam #lusk #luskmagazineFomos espreitar o hotel do filme Youth: Waldhaus Flims #flims #youth #hotels #lusk
F
?