HÁ WARHOLS PERDIDOS EM VILAMOURA

Este verão, as ruas de Vilamoura acolhem um projeto artístico inédito: a fotógrafa norte-americana Karen Bystedt convidou 11 artistas para criar obras com base em fotografias de Andy Warhol tiradas há quase 30 anos.

Em 1982, Bysted desafiou Warhol a posar para uma sessão fotográfica no seu estúdio, em Nova Iorque (EUA), para um trabalho que estava a desenvolver sobre modelos masculinos. Quase trinta anos depois, em 2011, descobriu inesperadamente os negativos destas fotografias e conseguiu restaurar 10 que procurou de imediato integrar num projeto de arte urbana.

Começou, então, a colaborar com street artists para criar uma fusão entre a pop art e o graffiti, algo que não passou despercebido na comunidade artística e ficou desde logo conhecido pelo nome The Lost Warhols (os Warhols perdidos). Este conceito chegou agora a Portugal por iniciativa da Art Vilamoura e da Omey Projects e levou à pintura de dois murais no centro de Vilamoura.

Paralelamente, The Lost Warhols: Andy Goes Street in Vilamoura está patente no Espaço de Exposições da Marina de Vilamoura, até 31 de Agosto. Aí podem ver-se as criações originais dos artistas convidados por Karen Bystedt: Add Fuel, By Beau, Draw, Eime, Filippo Fiumani, King Saladeen, Kruella, Mar, Maser, Ricardo Ferreira e Tamara.

Texto: Mariana Magalhães
Imagens: Omey Projects

F
luskmagazine
77
 Photos
43
 Followers
44
 Following
Com um fim de semana grande à porta e os feriados dos próximos meses a pedir uns dias fora da cidade, decidimos dedicar as próximas publicações ao melhor que o Algarve tem para oferecer, a começar pela #natureza. A ler em #luskmagazine.com #algarveOs vinhos brasileiros começam, lentamente, a aparecer nos radares dos apreciadores. Para descobrir hoje, em luskmagazine.com #luskmagazine #brasilwinesUm roteiro gastronómico por Dublin à boleia do Guia Michelin #dublin #luskmagazineEste fim de semana é o ponto alto da Feria de Abril, em #Sevilla #luskmagazineO lado bem-humorado de Paul Klee em exposição no Centre Pompidou, para descobrir hoje em luskmagazine.com #luskmagazineUm resort luxuoso à sombra de um vulcão na Costa Rica #luskmagazineHappy Birthday Mr Tarantino #themaster #luskmagazine #luskBjarke Ingels foi o arquitecto responsável pelo Serpentine Pavilion deste ano #serpentine #london #architecture #luskmagazine #luskSe lhe dissermos O trabalho da portuguesa Helena Almeida está em exposição no Jeu de Paume, em Paris, até ao dia 22 de Maio #jeudepaume #helenaalmeida #luskmagazine #luskAprender animação com a @khanacademy e a @pixar #luskmagazine #lusk #khanacademy #pixarPartilhamos consigo um dos segredos mais bem guardados de #Roma: o restaurante Sofia #luskmagazine #luskUm museu debaixo de água, em pleno oceano Atlântico #lanzarote #museoatlantico #lusk #luskmagazineUma app para enófilos #vivino #luskNo terraço de um prédio em #Copenhaga, o CleanSimpleLocal oferece cozinha biológica de alto nível #lusk #luskviagensO museu da Porsche na Alemanha, obrigatório para os fãs da marca e para os amantes da arquitectura moderna #lusk #viagens #alemanha #porschePlanos para o fim de semana: planear as próximas férias na #BTLAinda há bilhetes para ir ver Seu Jorge, este fim de semana! #seujorge #lisboaVestido e aparador num só: o prático vestido que Helena Slicher vestiu no seu casamento em 1759 é uma das peças mais marcantes da nova exposição do #Rijksmuseum #amsterdam #lusk #luskmagazineFomos espreitar o hotel do filme Youth: Waldhaus Flims #flims #youth #hotels #lusk
F
?